domingo, 28 de novembro de 2010

CURSO DE PILOTAGEM

CURSO DE TÉCNICAS DE PILOTAGEM DE MOTOCICLETAS
Durante os dias 23 e 24 foi realizado em São João da Barra, município do norte fluminense, o curso para Guardas Municipais, de Técnicas de Pilotagem de Motocicletas. O curso foi realizado através uma parceria com a Guarda Municipal de Paty do Alferes que desenvolve o projeto ANJOS DA VIDA que surgiu da grande iniciativa do GM Wendel no sentido de diminuir o índice de acidentes fatais envolvendo motocicletas no Município de Paty do Alferes e que consiste em aplicar curso de técnicas de pilotagem de motocicletas e a conscientização dos motociclistas na busca pela educação para o trânsito.
Segundo o GM Wendel, que é instrutor formado e certificado pelo CENTRO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO DA HONDA a intenção do Comando da Guarda Municipal de Paty do Alferes é levar esse conhecimento para todos os guardas municipais e também para o público em geral para que através das técnicas aprendidas os motociclistas possam diminuir os riscos ao conduzirem suas motos.
O curso teve a participação, além dos guardas municipais de São João da Barra, de Guardas Municipais dos Municípios de Campos, São Fidelis, Nilópolis, Mangaratiba, Cardoso Moreira e São Francisco do Itabapuana, que receberam instruções de acordo com o seguinte conteúdo programático:
Apresentação do C.E.T.H./Concessionária
Orientações gerais
Características da motocicleta
Comandos da motocicleta
Inspeção preventiva
Equipamentos de segurança
Postura
Frenagem
Curvas
Estratégias no trânsito
Apresentação do Filme “Técnicas de Pilotagem com Segurança”


Curso de Pilotagem com Segurança Honda


Alongamento do Grupo
Verificação dos equipamentos de segurança
Inspeção preventiva na motocicleta
Na pista de exercícios padrão de 6m.
Alamedas grande e pequena
Slalon duplo e simples
Frenagem com mudança de marcha

Esclarecimentos finais e encerramento



Plano de Aula
Curso de Pilotagem com Segurança Honda


Alongamento do Grupo
Verificação dos equipamentos de segurança
Inspeção preventiva na motocicleta
Na pista de exercícios padrão de 4m.
Alamedas grande e pequena
Slalon duplo e simples
Frenagem com mudança de marcha

Esclarecimentos finais e encerramento























Nossos agradecimentos a todos que se esforçaram para a realização deste evento e, em especial, ao Sub-Comandante da GCM de São João da Barra, GM Ferreira, ao Comandante da GM Paty do Alferes, GM Roberto Vinicio de Oliveira, GM Wendel, GM Viana, Robson, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Paty do Alferes, ao Vereador do Município de Nilópolis, Osvaldo Vieira que no intuito de colaborar para a qualificação dos agentes municipais de segurança cedeu um veiculo para o deslocamento, permitindo assim a participação dos GMs de Nilópolis no curso.

domingo, 21 de novembro de 2010

A DECISÃO DA SUA VIDA ESTÁ EM SUAS MÃOS

A Borboleta Azul"Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem férias com um sábio que morava no alto de uma colina. O sábio sempre respondia todas as perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta que ele não saberia responder. Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio. - O que você vai fazer? - perguntou a irmã. - Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. - Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la.E assim qualquer resposta que o sábio nos der estará errada! As duas meninas foram então ao encontro do sábio, que estava meditando. - Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta? Calmamente o sábio sorriu e respondeu: - Depende de você...ela está em suas mãos. Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos (ou não conquistamos). Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta azul... Cabe a nós escolher o que fazer com ela..."